PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 11C   Max: 22C
Ipatinga
Min: 13C   Max: 23C
Santana do Paraíso
Min: 11C   Max: 21C
Timóteo
Min: 9C   Max: 22C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
12/07/2010 - 22:45

Férias de Julho aquece turismo


Nordeste é destino mais procurado em agências da região


Ilustração

Preço e acessibilidade: mesmo no inverno, a cidade de Porto Seguro lidera o ranking das vendas de pacotes turísticos no Vale do Aço
Depois de sofrer queda nas vendas ano passado, devido aos reflexos da crise financeira mundial e ao surto da “gripe A”, o mercado de viagens durante as férias de julho começa a se recuperar em todo o Brasil. A expectativa é que o setor cresça aproximadamente 15% em 2010, segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Ainda segundo a Associação, as férias de julho representam o segundo melhor período turístico do país, ficando atrás apenas da época que compreende os meses de dezembro e janeiro. Enquanto um significa acréscimo de 15% ao número de viagens, o último pode resultar em aumento de até 50%.


Na tarde desta segunda-feira (12), a reportagem do jornal VALE DO AÇO fez um levantamento de preços dos pacotes mais baratos e os mais procurados pelos clientes em algumas agências de turismo de Ipatinga. Foi possível constatar que, pelas reservas realizadas até agora, as cidades da região nordeste do país lideram o ranking.


Conforme a turismóloga Vanessa da Fonseca Albuquerque, que trabalha em uma agência do Centro de Ipatinga, devido ao tempo frio, a Argentina também está entre os destinos mais procurados. “Além da capital Buenos Aires, a estação de esqui em Bariloche é uma das cidades favoritas para quem deseja sair do Brasil. Nas viagens nacionais, as praias do Nordeste são preferência”, informou a turismóloga, salientando que os pacotes para a Argentina custam a partir de 579 dólares, acrescidos de taxas. 


Ainda conforme Vanessa, o destino mais procurado pelos moradores do Vale do Aço é Porto Seguro. “Isso ocorre porque Porto Seguro é a cidade turística com pacotes de valores mais acessíveis. E, além disso, trata-se do único destino em que o ônibus passa pelas cidades da região, ou seja, os turistas não precisam se deslocar para embarcar”, pontua.


Preço


De acordo com a agente de viagens Simone Aguiar, que trabalha numa agência situada na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga, há pacotes de viagens com saída para quase todos os dias da semana com destino a Porto Seguro. “Os pacotes (para oito dias de viagem) podem ser adquiridos a partir de R$ 495. E o valor pode ser financiado em dez vezes sem juros no cheque”, garantiu.


Rodoviária


O administrador da rodoviária de Ipatinga, Luiz Chamon, afirmou que ainda nesta segunda-feira (12) a procura por passagens estava baixa no terminal. “Esperamos que a partir deste fim de semana a situação melhore”, disse. Segundo ele, geralmente os ipatinguenses preferem ir para o litoral e também para cidades vizinhas no período de recesso escolar. “Por enquanto não tivemos alteração nenhuma na movimentação do terminal rodoviário. A partir desta sexta-feira a expectativa é que o movimento cresça em torno de 5%”, disse.


Contudo, a perspectiva é bem menor do que em anos anteriores. “Até cinco anos atrás o movimento crescia em 20% nesse período. Hoje, devido ao transporte clandestino (que é mais barato) e também ao aumento das pessoas que andam de carro, o valor diminuiu significativamente”, observou.


Ferroviária


Na estação ferroviária de Ipatinga já é possível notar o aumento da movimentação de passageiros. Conforme informou a assessoria de comunicação da Vale, durante o mês de julho, as composições da Estrada de Ferro Vitória-Minas contam com, em média, cinco carros de passageiros a mais. “Neste período, a composição viaja com 16 carros - 12 econômicos e quatro executivos - sendo que na baixa temporada a média é de 11 carros - oito econômicos e três executivos. E a venda de passagens cresce em até 50%”, informaram.

 

Mais noticias do caderno Cultura
29/07/2014
21:00
Confira as novidades da TV brasileira

Mínimos detalhesA técnica de produção detalhista e minuciosa das minisséries bíblicas da Record logo chamou a atenção de Lívia Rossi.
 
21:00
Professora do Unileste participa de Congresso de Pesquisadores Negros

A docente Edna Imaculada Inácio de Oliveira, do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), participará do VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (Copene/2014).
 
21:00
Circulação teatral no Vale do Rio Doce

Nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro os moradores das cidades de Periquito, Cocais das Estrelas, Açucena e Antônio Dias vão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais das histórias de Lafontaine, poeta francês que ficou famoso por suas fábulas.
 
28/07/2014
22:30
Mais de 5 mil pessoas visitaram o Oikós

TIMÓTEO - Na última semana, mais de 5 mil pessoas visitaram o Centro de Educação Ambiental – Oikós para mais uma edição do Brincando, Fazendo e Aprendendo no Oikós.
 
22:00
Fabriciano recebe exposição do cartunista Jorge Inácio

A Galeria Espaço B, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), recebe a partir desta terça-feira (29) uma coletânea de caricaturas do cartunista Jorge Inácio.
 
27/07/2014
23:00
Diante do Trono faz show em Ipatinga

Em agosto, dia 9, o Kartódromo de Ipatinga recebe a Conferência Som de Conquistadores.
 
25/07/2014
22:00
Casa Laboratório oferece curso de teatro

IPATINGA - Em sua quarta edição, o Espaço Cultural Casa Laboratório abre inscrições para o “Curso Livre de Férias” – módulo teatro.
 
20:59
Domingo de música no Shopping do Vale

IPATINGA - A já tradicional Happy Hour das quartas-feiras do Shopping do Vale do Aço ganhou uma nova versão, sempre no último domingo do mês, com o nome de Happy Sunday.
 
24/07/2014
22:00
Confira as novidades da TV brasileira

Mundo lúdicoA personalidade artística de Letícia Persiles é latente durante todo o seu discurso.
 
18:30
Ipanema promove 5ª Festa do Queijo

A cidade de Ipanema pretende superar mais uma vez o recorde de Maior queijo minas padrão do país.