PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 16C   Max: 36C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 36C
Santana do Paraíso
Min: 16C   Max: 35C
Timóteo
Min: 16C   Max: 35C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cultura
12/07/2010 - 22:45

Férias de Julho aquece turismo


Nordeste é destino mais procurado em agências da região


Ilustração

Preço e acessibilidade: mesmo no inverno, a cidade de Porto Seguro lidera o ranking das vendas de pacotes turísticos no Vale do Aço
Depois de sofrer queda nas vendas ano passado, devido aos reflexos da crise financeira mundial e ao surto da “gripe A”, o mercado de viagens durante as férias de julho começa a se recuperar em todo o Brasil. A expectativa é que o setor cresça aproximadamente 15% em 2010, segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). Ainda segundo a Associação, as férias de julho representam o segundo melhor período turístico do país, ficando atrás apenas da época que compreende os meses de dezembro e janeiro. Enquanto um significa acréscimo de 15% ao número de viagens, o último pode resultar em aumento de até 50%.


Na tarde desta segunda-feira (12), a reportagem do jornal VALE DO AÇO fez um levantamento de preços dos pacotes mais baratos e os mais procurados pelos clientes em algumas agências de turismo de Ipatinga. Foi possível constatar que, pelas reservas realizadas até agora, as cidades da região nordeste do país lideram o ranking.


Conforme a turismóloga Vanessa da Fonseca Albuquerque, que trabalha em uma agência do Centro de Ipatinga, devido ao tempo frio, a Argentina também está entre os destinos mais procurados. “Além da capital Buenos Aires, a estação de esqui em Bariloche é uma das cidades favoritas para quem deseja sair do Brasil. Nas viagens nacionais, as praias do Nordeste são preferência”, informou a turismóloga, salientando que os pacotes para a Argentina custam a partir de 579 dólares, acrescidos de taxas. 


Ainda conforme Vanessa, o destino mais procurado pelos moradores do Vale do Aço é Porto Seguro. “Isso ocorre porque Porto Seguro é a cidade turística com pacotes de valores mais acessíveis. E, além disso, trata-se do único destino em que o ônibus passa pelas cidades da região, ou seja, os turistas não precisam se deslocar para embarcar”, pontua.


Preço


De acordo com a agente de viagens Simone Aguiar, que trabalha numa agência situada na avenida João Valentim Pascoal, no Centro de Ipatinga, há pacotes de viagens com saída para quase todos os dias da semana com destino a Porto Seguro. “Os pacotes (para oito dias de viagem) podem ser adquiridos a partir de R$ 495. E o valor pode ser financiado em dez vezes sem juros no cheque”, garantiu.


Rodoviária


O administrador da rodoviária de Ipatinga, Luiz Chamon, afirmou que ainda nesta segunda-feira (12) a procura por passagens estava baixa no terminal. “Esperamos que a partir deste fim de semana a situação melhore”, disse. Segundo ele, geralmente os ipatinguenses preferem ir para o litoral e também para cidades vizinhas no período de recesso escolar. “Por enquanto não tivemos alteração nenhuma na movimentação do terminal rodoviário. A partir desta sexta-feira a expectativa é que o movimento cresça em torno de 5%”, disse.


Contudo, a perspectiva é bem menor do que em anos anteriores. “Até cinco anos atrás o movimento crescia em 20% nesse período. Hoje, devido ao transporte clandestino (que é mais barato) e também ao aumento das pessoas que andam de carro, o valor diminuiu significativamente”, observou.


Ferroviária


Na estação ferroviária de Ipatinga já é possível notar o aumento da movimentação de passageiros. Conforme informou a assessoria de comunicação da Vale, durante o mês de julho, as composições da Estrada de Ferro Vitória-Minas contam com, em média, cinco carros de passageiros a mais. “Neste período, a composição viaja com 16 carros - 12 econômicos e quatro executivos - sendo que na baixa temporada a média é de 11 carros - oito econômicos e três executivos. E a venda de passagens cresce em até 50%”, informaram.

 

Mais noticias do caderno Cultura
29/08/2014
15:53
Encontro com as raízes

Para fechar o mês de agosto com chave de ouro, a Fundação Aperam Acesita preparou uma ótima programação.
 
28/08/2014
15:59
Espetáculo Fanfarra chega à Ipatinga

Com iniciativa do circo Teatro Fool, e patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga MG Através da Lei municipal de incentivo á cultura, O projeto “Fanfarra - todo mundo vai ao circo” fará a circulação do espetáculo “Fanfarra – o incrível homem- banda” por comunidades de Ipatinga, num total de 10 apresentações.
 
27/08/2014
18:12
Noite sertaneja no Shopping do Vale

Uma nova dupla no pedaço: Ícaro e Gilmar, dois amigos apaixonados por música que resolverem levar para frente uma carreira que começou como brincadeira de dois adolescentes na cidade de Periquito, perto de Governador Valadares.
 
18:00
Memorial Vale divulga seleção de edital Jovens Artistas Mineiros

Cinco artistas irão apresentar seus trabalhos em 2014 e 2015.
 
14:48
Indumep estimula saúde do trabalhador com Circo Sesi

IPATINGA - A Indumep realizará seu primeiro DDS - Diálogo Diário de Segurança Interativo.
 
25/08/2014
17:25
Aluna de escola municipal de Fabriciano é destaque em concurso de redação

 FABRICIANO – A Escola Municipal Vereador Paulo Franklin, do bairro Santa Cruz, teve uma representante entre os finalistas de um concurso de redação.
 
17:08
Cras Morada do Vale promove sessão gratuita de cinema nesta quarta

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano promove mais uma edição do projeto “CineCras: Cinema na Comunidade”.
 
15:40
Região bem representada no Miss Terra Minas Gerais

Candidatas de diversas cidades mineiras participam neste sábado à noite, em Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado, do concurso de beleza Miss Terra Minas Gerais 2014.
 
19/08/2014
17:31
Prefeitura e Alfa promovem Uirapuru: Festival da Canção de Timóteo

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude da Prefeitura de Timóteo e o Clube Alfa (Associação de Lazer dos Funcionários da Acesita) relançaram o memorável “Uirapuru: Festival da Canção de Timóteo”.
 
18/08/2014
18:50
Grupos do Vale do Aço são premiados em Festival Nacional de Teatro

 Timóteo – Quatro grupos de teatro do Vale do Aço participaram, no último final de semana, do 3º Festival Nacional de Teatro de Peçanha (Festepec), nas categorias infantil e adulto.