PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 20C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 20C   Max: 30C
Santana do Paraíso
Min: 20C   Max: 31C
Timóteo
Min: 20C   Max: 31C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Esportes
11/03/2010 - 00:45

Ipatinga recebe 1º Encontro de Parkour


Evento será realizado no Parque Ipanema e no Bairro Ideal


Lairto Martins

O Vale do Aço poderá conferir de perto pela primeira vez um encontro com praticantes do esporte
IPATINGA - Mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Este é o objetivo do parkour, esporte criado por soldados franceses, que significa arte do deslocamento. Em abril, o Vale do Aço poderá conferir de perto pela primeira vez um encontro com praticantes da modalidade. Este encontro faz parte da programação do Fórum das Águas e irá abranger grupos de praticantes de Parkour das cidades que fazem parte da Bacia do Rio Doce, além de Betim, que está no entorno. 


De acordo com Paulo Fabrício, coordenador geral do Encontro da Juventude, todos os anos o Fórum das Águas busca divulgar esportes não populares. “Em anos anteriores, aconteceu oficina de arvorismo e escalada. Agora vamos apresentar o parkour. A proposta é popularizar a modalidade. Por ser praticado muitas vezes em vias públicas, o parkour é uma modalidade marginalizada. Queremos mostrar para as pessoas que é um esporte”, explicou.


É parte da filosofia do parkour não competir. Existem torneios de apresentação. “A idéia deste esporte é ser melhor hoje do que fui ontem. É aprender transpor os problemas e obstáculos de maneira rápida, assim como na vida”, disse Paulo Fabrício, que comentou sobre o circuito que será montado no Parque Ipanema. “Estamos fazendo um circuito todo de material reciclável, doado pela Sucataço. Teremos duas pistas com os mais variados obstáculos. Cada pessoa poderá transpor estes obstáculos de diversas maneiras, vai da imaginação e da capacidade de cada um. As crianças serão acompanhadas por monitores treinados para que nenhum acidente possa acontecer”, concluiu.


O 1º Encontro de Parkour da Bacia Hidrográfica do Rio Doce será realizado no Parque Ipanema e na pista de skate do Complexo Esportivo do Ferreirão, no Bairro Ideal. Nos dias 7 e 8 de abril acontecerão oficinas para aproximadamente mil crianças da rede pública de ensino. No dia 10 acontecerá, no Parque Ipanema, treinamentos, exibição de vídeos, apresentações e debates sobre Parkour. No dia 11 haverá treinamento na pista de skate pela manhã e a tarde, na praça do Bairro Esperança, acontecem apresentações e o encerramento do evento. Irão participar grupos de parkour do Espírito Santo, Lavras, Betim e do Vale do Aço.


PKVA

Desde 2004 existe em Ipatinga o Parkour Vale do Aço (PKVA), um grupo de amigos que se reúne toda semana para praticar a modalidade. O responsável pelo grupo é o jovem Pedro Henrique, de 19 anos, que conheceu a modalidade na Itália. “Eu morava na Itália e conheci o parkour através de vídeos, daí comecei a praticar. Quando voltei para Ipatinga, conheci um grupo de pessoas que treinava, então formamos o PKVA”, afirmou Pedro, que treina com o grupo na pista de skate, no Parque Ipanema e na praça do Bairro Horto. “Hoje, no Vale do Aço, temos 15 participantes. Já tivemos mais pessoas, mas devido a trabalho e estudo alguns tiveram que abandonar. Com este encontro, eu tenho certeza que a procura irá aumentar. Muita gente ainda não sabe que existem praticantes na nossa região”, concluiu. Quem quiser saber um pouco mais sobre o parkour no Vale do Aço pode acessar o blog: PedrexParkour.blogspot.com


Mais noticias do caderno Esportes
29/03/2015
22:52
Cruzeiro vence URT e só depende das próprias forças

O Cruzeiro deu um passo importante para terminar a fase classificatória do Campeonato Mineiro na primeira posição.
 
22:48
Atlético vence Villa e garante vaga na semifinal do Mineiro

.
 
27/03/2015
23:34
Judivan e Henrique desconhecem possibilidade de serem poupados

.
 
23:33
Atlético quer subir na tabela e se preparar para Libertadores

.
 
23:32
Defesa do Ipatinga tenta barrar ataque do Social

.
 
23:28
FIFA anuncia ipatinguense como árbitra no Mundial

.
 
04:36
Levir pode ganhar mais opções para Libertadores

.
 
04:34
Marcelo estuda mudanças no Cruzeiro para encarar URT

.
 
26/03/2015
12:41
LAD garante R$ 200 mil para o futebol amador

TIMÓTEO – Não era o que os dirigentes do futebol timotense esperavam, mas a Prefeitura de Timóteo anunciou que vai liberar R$ 200 mil (mesmo valor de 2014) para que a Liga Acesitana de Desportos (LAD), uma das mais importantes de Minas Gerais, realize os Campeonatos Municipais nas categorias Juniores (até 20 anos) e Amador em 2015.
 
25/03/2015
01:17
Tokugawa conquista 19 medalhas na Copa Leão Dourado

.