PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 19C   Max: 34C
Ipatinga
Min: 19C   Max: 34C
Santana do Paraíso
Min: 20C   Max: 33C
Timóteo
Min: 19C   Max: 34C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
19/02/2014 - 00:00

Carnaval: divulgado horário de funcionamento do comércio


Segunda, Dia do Comerciário, a liberação é geral. Supermercados e estabelecimentos do segmento são exceção no expediente de terça-feira. Shopping abrirá em horário especial


Paulo Sérgio de Oliveira

No dia 1º de março (sábado) o comércio do Vale do Aço estará aberto
FABRICIANO – Compensando as horas extras trabalhadas no Natal, comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo terão folga na terça-feira (4/03) de Carnaval e trabalharão em meio expediente na Quarta-feira de Cinzas. Contudo, no sábado (1º), o comércio das três cidades estará aberto normalmente, podendo ser usada a mão de obra dos funcionários por até quatro horas – a maioria dos lojistas opta por abrir as portas das 9h às 13h.

Já supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis funcionam normalmente neste Carnaval, com exceção apenas de segunda-feira (3), Dia do Comerciário, quando todo o comércio do Vale do Aço estará fechado, inclusive as lojas do Shopping do Vale do Aço.

Em Ipatinga, as empresas dividirão seus empregados em turmas A e B, obedecendo às escalas previamente estabelecidas: metade dos funcionários também folgará na Quarta-feira de Cinzas. Os que vão trabalhar cumprem expediente das 13h às 19h. Em Fabriciano e Timóteo não há sistema de revezamento e todos voltam ao trabalho no dia 5, das 14h às 18h.

“Ao contrário do que muita gente imagina, os dias de terça-feira de Carnaval e de Quarta-feira de Cinzas não são feriados. Portanto,  supermercados, açougues e os outros estabelecimentos dos segmento funcionarão normalmente nesses dois dias, já que não houve  negociação com os sindicatos laborais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio, lembrando que em Ipatinga, apesar dos muitos transtornos à população e aos comerciantes do segmento, a Lei Municipal nº 2.277 ainda não foi revogada e estabelece que supermercados não podem abrir depois das 13 horas aos domingos.

Conforme o dirigente sindical, a decisão de dar folga aos comerciários que trabalham nas lojas de rua foi tomada em junho do ano passado, com o aval do empresariado. “Será importante para os nossos funcionários o descanso nesse Carnaval, de maneira que possam voltar com as energias renovadas aos seus postos de trabalho para iniciarem os preparativos para a Páscoa e o Dia das Mães”, diz o presidente do Sindcomércio.

Emmanuel Franco

Facundes lembra que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a terça-feira de Carnaval não é feriado
Compensação

Nos termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, ficando a critério dos municípios e estados instituir ou não os dias do Carnaval como feriados. “O comércio só não vai abrir normalmente na terça e na quarta-feira de Carnaval porque serão compensadas as horas extras trabalhadas no Natal, momento em que precisávamos funcionar em expediente estendido para garantir o sucesso nas vendas e, consequentemente, a sobrevivência de nossas empresas”, reforça José Maria Facundes.

Shopping do Vale

No domingo de Carnaval, as lojas do Shopping do Vale do Aço abrem de 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h. Na segunda-feira, as lojas estarão fechadas e a Praça de Alimentação volta a funcionar de 11h às 22h. Na terça-feira, dia 4, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, mesmo horário de funcionamento da Praça de Alimentação. Já na Quarta-feira de Cinzas as lojas abrem de 12h às 22h, enquanto a Praça de Alimentação começa a funcionar uma hora mais cedo e também fecha às 22h. Em todos os dias o funcionamento do cinema será normal.     

Mais noticias do caderno Cidades
25/10/2014
03:27
Interdição da Ponte Velha completa dois anos

[imagem 29018] FABRICIANO - No próximo dia 8, a ponte que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo, conhecida como Ponte Velha, completa dois anos de interdição.
 
24/10/2014
22:49
Superpopulação de cães nas ruas agrava surto de leishmaniose visceral em Ipatinga

IPATINGA – A leishmaniose visceral é motivo de preocupação em Ipatinga.
 
20:46
Termina na terça prazo para inscrições de concurso público da Saúde, em Fabriciano

FABRICIANO – Na próxima terça-feira (28), termina o prazo das inscrições para o concurso público da área da Saúde.
 
20:41
Comerciários de Ipatinga terão reajuste de 6,7%

IPATINGA – Os comerciários de Ipatinga terão reajuste salarial de 6,75% na data-base de 1º de outubro.
 
02:51
Unileste realiza mais uma edição do Cinema Jurídico

O curso de Direito do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, nesta sexta-feira (24), mais uma edição do Cinema Jurídico.
 
02:49
Prefeitura de Fabriciano envia Orçamento 2015 para Câmara

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano enviou à Câmara Municipal, neste mês, projeto de Lei que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2015.
 
02:48
Unileste oferece capacitação para municípios da RMVA

FABRICIANO - O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), oferece nesta sexta-feira (24), das 8h30 às 12h, no bloco F, um curso de capacitação em Sistema de Informação Cartográfica (SIG) para gestores das quatro prefeituras da região Metropolitana do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo.
 
02:47
Instituto Cenibra promove concurso de frases e fotos para estudantes de Belo Oriente

DA REDAÇÃO - O Instituto Cenibra iniciou uma série de ações para envolver a comunidade com o Parque Multifuncional de Belo Oriente.
 
02:30
HMC recebe prêmio em Excelência da Saúde

DA REDAÇÃO - O Hospital Márcio Cunha (HMC) foi eleito uma das instituições de “Excelência da Saúde” da premiação realizada pela revista paulista Healthcare Management.
 
02:24
Ipatinga ganha a terceira Academia da Saúde

IPATINGA - A aposentada Maria da Consolação, 69 anos, do Bethânia, sabe que cuidar da saúde é fundamental.