PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 24C   Max: 33C
Ipatinga
Min: 24C   Max: 33C
Santana do Paraíso
Min: 24C   Max: 33C
Timóteo
Min: 24C   Max: 32C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
19/02/2014 - 00:00

Carnaval: divulgado horário de funcionamento do comércio


Segunda, Dia do Comerciário, a liberação é geral. Supermercados e estabelecimentos do segmento são exceção no expediente de terça-feira. Shopping abrirá em horário especial


Paulo Sérgio de Oliveira

No dia 1º de março (sábado) o comércio do Vale do Aço estará aberto
FABRICIANO – Compensando as horas extras trabalhadas no Natal, comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo terão folga na terça-feira (4/03) de Carnaval e trabalharão em meio expediente na Quarta-feira de Cinzas. Contudo, no sábado (1º), o comércio das três cidades estará aberto normalmente, podendo ser usada a mão de obra dos funcionários por até quatro horas – a maioria dos lojistas opta por abrir as portas das 9h às 13h.

Já supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis funcionam normalmente neste Carnaval, com exceção apenas de segunda-feira (3), Dia do Comerciário, quando todo o comércio do Vale do Aço estará fechado, inclusive as lojas do Shopping do Vale do Aço.

Em Ipatinga, as empresas dividirão seus empregados em turmas A e B, obedecendo às escalas previamente estabelecidas: metade dos funcionários também folgará na Quarta-feira de Cinzas. Os que vão trabalhar cumprem expediente das 13h às 19h. Em Fabriciano e Timóteo não há sistema de revezamento e todos voltam ao trabalho no dia 5, das 14h às 18h.

“Ao contrário do que muita gente imagina, os dias de terça-feira de Carnaval e de Quarta-feira de Cinzas não são feriados. Portanto,  supermercados, açougues e os outros estabelecimentos dos segmento funcionarão normalmente nesses dois dias, já que não houve  negociação com os sindicatos laborais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio, lembrando que em Ipatinga, apesar dos muitos transtornos à população e aos comerciantes do segmento, a Lei Municipal nº 2.277 ainda não foi revogada e estabelece que supermercados não podem abrir depois das 13 horas aos domingos.

Conforme o dirigente sindical, a decisão de dar folga aos comerciários que trabalham nas lojas de rua foi tomada em junho do ano passado, com o aval do empresariado. “Será importante para os nossos funcionários o descanso nesse Carnaval, de maneira que possam voltar com as energias renovadas aos seus postos de trabalho para iniciarem os preparativos para a Páscoa e o Dia das Mães”, diz o presidente do Sindcomércio.

Emmanuel Franco

Facundes lembra que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a terça-feira de Carnaval não é feriado
Compensação

Nos termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, ficando a critério dos municípios e estados instituir ou não os dias do Carnaval como feriados. “O comércio só não vai abrir normalmente na terça e na quarta-feira de Carnaval porque serão compensadas as horas extras trabalhadas no Natal, momento em que precisávamos funcionar em expediente estendido para garantir o sucesso nas vendas e, consequentemente, a sobrevivência de nossas empresas”, reforça José Maria Facundes.

Shopping do Vale

No domingo de Carnaval, as lojas do Shopping do Vale do Aço abrem de 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h. Na segunda-feira, as lojas estarão fechadas e a Praça de Alimentação volta a funcionar de 11h às 22h. Na terça-feira, dia 4, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, mesmo horário de funcionamento da Praça de Alimentação. Já na Quarta-feira de Cinzas as lojas abrem de 12h às 22h, enquanto a Praça de Alimentação começa a funcionar uma hora mais cedo e também fecha às 22h. Em todos os dias o funcionamento do cinema será normal.     
 

Mais noticias do caderno Cidades
18/04/2014
00:00
Lideranças do Bela Vista querem alteração no Plano Diretor de Ipatinga

IPATINGA – Lideranças do bairro Bela Visa, que possui aproximadamente quatro mil habitantes, estão se mobilizando para propor mudanças no mapa inicial do projeto de revisão do Plano Diretor de Ipatinga, que deve ser votado em breve pela Câmara de Vereadores.
 
00:00
Mensagem do Executivo protela votação do Plano Diretor de Ipatinga

IPATINGA – Uma mensagem modificativa ao projeto de revisão do Plano Diretor de Ipatinga, enviada pelo Executivo à Câmara Municipal, no fim da tarde de quarta-feira (16), deve atrasar um pouco mais a votação da matéria pelo Legislativo.
 
17/04/2014
22:00
Aciati entrega kits da campanha ‘Amor em Dose Dupla’

DA REDAÇÃO - Os kits da Campanha Amor em Dose Dupla – “Mães e Namorados, Unidos Numa Só Paixão”, estão disponíveis desde quinta (17), na sede da Aciati-CDL, em Timóteo.
 
22:00
Atividade econômica cresce 4,4% em fevereiro

DA REDAÇÃO – A atividade econômica brasileira avançou 4,4% em fevereiro de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano passado.
 
21:00
Vacinação contra gripe vai começar no dia 23

DA REDAÇÃO - A partir da próxima quarta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Ipatinga inicia a campanha de vacinação contra a gripe.
 
21:00
Conseps solicitam apoio à campanha contra esmolas

DA REDAÇÃO - Uma reunião entre a diretoria do Conselho Municipal de Segurança Pública do Centro (Consep I) e o secretário de Segurança Pública e Convivência Cidadã, Leonardo Miranda, serviu para que o novo titular da pasta tomasse conhecimento do estágio em que se encontra a campanha “Não dê esmola.
 
14:35
Resíduos: oportunidade de negócios

DA REDAÇÃO - Dezenas de oportunidades de negócios a partir de resíduos foram ofertadas durante o II Workshop do Programa Mineiro de Simbiose Industrial (PMSI).
 
00:00
Após pressão, Restaurante Popular pode ser reaberto

DA REDAÇÃO - O município de Ipatinga está em processo de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisans), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 
16/04/2014
23:00
Emenda é derrubada e Liespe vai celebrar convênio de R$ 690 mil

IPATINGA – Em reunião extraordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (16), o plenário da Câmara Municipal de Ipatinga não aprovou a emenda 04 ao Projeto de Lei 06/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a destinação de recursos para entidades privadas sem fins lucrativos, entre elas a Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), alvo de acusações.
 
22:00
PMBO faz seminário para implementar Lei de incentivo a micro e pequena empresa

DA REDAÇÃO - A Prefeitura de Belo Oriente, em parceria com o Sebrae-MG, promoveu nessa segunda e terça-feira um seminário interno de implementação da Lei Geral das micro e pequenas empresas.