PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 17C   Max: 32C
Ipatinga
Min: 17C   Max: 32C
Santana do Paraíso
Min: 16C   Max: 31C
Timóteo
Min: 16C   Max: 31C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
19/02/2014 - 00:00

Carnaval: divulgado horário de funcionamento do comércio


Segunda, Dia do Comerciário, a liberação é geral. Supermercados e estabelecimentos do segmento são exceção no expediente de terça-feira. Shopping abrirá em horário especial


Paulo Sérgio de Oliveira

No dia 1º de março (sábado) o comércio do Vale do Aço estará aberto
FABRICIANO – Compensando as horas extras trabalhadas no Natal, comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo terão folga na terça-feira (4/03) de Carnaval e trabalharão em meio expediente na Quarta-feira de Cinzas. Contudo, no sábado (1º), o comércio das três cidades estará aberto normalmente, podendo ser usada a mão de obra dos funcionários por até quatro horas – a maioria dos lojistas opta por abrir as portas das 9h às 13h.

Já supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis funcionam normalmente neste Carnaval, com exceção apenas de segunda-feira (3), Dia do Comerciário, quando todo o comércio do Vale do Aço estará fechado, inclusive as lojas do Shopping do Vale do Aço.

Em Ipatinga, as empresas dividirão seus empregados em turmas A e B, obedecendo às escalas previamente estabelecidas: metade dos funcionários também folgará na Quarta-feira de Cinzas. Os que vão trabalhar cumprem expediente das 13h às 19h. Em Fabriciano e Timóteo não há sistema de revezamento e todos voltam ao trabalho no dia 5, das 14h às 18h.

“Ao contrário do que muita gente imagina, os dias de terça-feira de Carnaval e de Quarta-feira de Cinzas não são feriados. Portanto,  supermercados, açougues e os outros estabelecimentos dos segmento funcionarão normalmente nesses dois dias, já que não houve  negociação com os sindicatos laborais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio, lembrando que em Ipatinga, apesar dos muitos transtornos à população e aos comerciantes do segmento, a Lei Municipal nº 2.277 ainda não foi revogada e estabelece que supermercados não podem abrir depois das 13 horas aos domingos.

Conforme o dirigente sindical, a decisão de dar folga aos comerciários que trabalham nas lojas de rua foi tomada em junho do ano passado, com o aval do empresariado. “Será importante para os nossos funcionários o descanso nesse Carnaval, de maneira que possam voltar com as energias renovadas aos seus postos de trabalho para iniciarem os preparativos para a Páscoa e o Dia das Mães”, diz o presidente do Sindcomércio.

Emmanuel Franco

Facundes lembra que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a terça-feira de Carnaval não é feriado
Compensação

Nos termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, ficando a critério dos municípios e estados instituir ou não os dias do Carnaval como feriados. “O comércio só não vai abrir normalmente na terça e na quarta-feira de Carnaval porque serão compensadas as horas extras trabalhadas no Natal, momento em que precisávamos funcionar em expediente estendido para garantir o sucesso nas vendas e, consequentemente, a sobrevivência de nossas empresas”, reforça José Maria Facundes.

Shopping do Vale

No domingo de Carnaval, as lojas do Shopping do Vale do Aço abrem de 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h. Na segunda-feira, as lojas estarão fechadas e a Praça de Alimentação volta a funcionar de 11h às 22h. Na terça-feira, dia 4, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, mesmo horário de funcionamento da Praça de Alimentação. Já na Quarta-feira de Cinzas as lojas abrem de 12h às 22h, enquanto a Praça de Alimentação começa a funcionar uma hora mais cedo e também fecha às 22h. Em todos os dias o funcionamento do cinema será normal.     
 

Mais noticias do caderno Cidades
23/08/2014
12:00
Ley reitera investimentos do Governo do Estado no Vale do Aço

DA REDAÇÃO – Na noite dessa quinta (21), o presidente da Câmara dos Vereadores de Ipatinga, Ley do Trânsito, recebeu o ex-ministro e candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB).
 
12:00
Greve de empregos da Copasa mobiliza apenas 14% do efetivo, diz empresa

IPATINGA – A Copasa contesta a informação repassada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua) de que 70% do efetivo de empregados da empresa no Vale do Aço aderiram à greve deflagrada pela categoria, por tempo indeterminado, na última terça-feira (19).
 
11:47
Detentos fornecem para o mercado da região

IPABA – Referência nacional em ressocialização de detentos, a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, está ampliando seu sistema de reinserção de apenados, com foco na formação educacional e profissional.
 
22/08/2014
01:00
Pimenta da Veiga atrai multidão ao Centro de Timóteo

TIMÓTEO – Em agenda bastante movimentada, o candidato ao governado de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), atraiu centenas de apoiadores e militantes partidários na Alameda 31 de Outubro, no Centro de Timóteo, onde ele foi recepcionado, no início da noite dessa quinta-feira (21).
 
21/08/2014
23:01
Prefeitura de Paraíso e Cipalam fazem doações em Bom Sucesso

PARAÍSO - Na tarde de quarta-feira (20), o prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho, esteve presente, juntamente com sua equipe de governo, na comunidade do Bom Sucesso, para a oficialização do contrato de comodato em que a Prefeitura cede à Associação dos Moradores do Bom Sucesso a utilização do prédio onde funciona o posto médico.
 
22:54
Funcionários da Copasa exigem 9,7% de reajuste

IPATINGA – Em greve por tempo indeterminado, empregados da Copasa estão trabalhando em ritmo lento em todo o estado.
 
20:31
Ribeirão São Domingos passa por desassoreamento

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano, através da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, iniciou, nesta semana, o trabalho de desassoreamento de trechos do ribeirão São Domingos.
 
20:26
Estrada que leva à Serra dos Cocais passa por melhorias

FABRICIANO – Serão concluídas, nesta sexta-feira (22), as intervenções realizadas em trechos da estrada de acesso à Serra dos Cocais, onde há belíssimas cachoeiras, que atraem centenas de turistas toda semana.
 
20/08/2014
00:00
Em Ipatinga, radares começam a funcionar no máximo em 40 dias

IPATINGA – Em breve, os condutores de veículos que trafegarem pela avenida Pedro Linhares (no trecho entre os bairros Horto e Novo Cruzeiro), perímetro urbano da BR-381, terão que redobrar a atenção, em razão dos radares que estão sendo instalados ao longo da via pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
 
19/08/2014
20:06
Promessas da Prefeitura de reabrir Restaurante Popular serão cobradas

IPATINGA – Autoridades se reuniram na tarde desta terça-feira (19) para uma audiência pública na sala anexa ao plenário da Câmara Municipal de Ipatinga para debater o futuro do Restaurante Popular, fechado pela Prefeitura em novembro de 2012, por conta de dívidas com a empresa que prestava serviço naquele equipamento.