PREVISÃO DO TEMPO
COTAÇÕES
Coronel Fabriciano
Min: 18C   Max: 28C
Ipatinga
Min: 16C   Max: 28C
Santana do Paraíso
Min: 16C   Max: 28C
Timóteo
Min: 16C   Max: 28C
Cadastre-se
Redes Sociais 
 
Cidades
19/02/2014 - 00:00

Carnaval: divulgado horário de funcionamento do comércio


Segunda, Dia do Comerciário, a liberação é geral. Supermercados e estabelecimentos do segmento são exceção no expediente de terça-feira. Shopping abrirá em horário especial


Paulo Sérgio de Oliveira

No dia 1º de março (sábado) o comércio do Vale do Aço estará aberto
FABRICIANO – Compensando as horas extras trabalhadas no Natal, comerciários de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo terão folga na terça-feira (4/03) de Carnaval e trabalharão em meio expediente na Quarta-feira de Cinzas. Contudo, no sábado (1º), o comércio das três cidades estará aberto normalmente, podendo ser usada a mão de obra dos funcionários por até quatro horas – a maioria dos lojistas opta por abrir as portas das 9h às 13h.

Já supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões e hortifrutis funcionam normalmente neste Carnaval, com exceção apenas de segunda-feira (3), Dia do Comerciário, quando todo o comércio do Vale do Aço estará fechado, inclusive as lojas do Shopping do Vale do Aço.

Em Ipatinga, as empresas dividirão seus empregados em turmas A e B, obedecendo às escalas previamente estabelecidas: metade dos funcionários também folgará na Quarta-feira de Cinzas. Os que vão trabalhar cumprem expediente das 13h às 19h. Em Fabriciano e Timóteo não há sistema de revezamento e todos voltam ao trabalho no dia 5, das 14h às 18h.

“Ao contrário do que muita gente imagina, os dias de terça-feira de Carnaval e de Quarta-feira de Cinzas não são feriados. Portanto,  supermercados, açougues e os outros estabelecimentos dos segmento funcionarão normalmente nesses dois dias, já que não houve  negociação com os sindicatos laborais”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio, lembrando que em Ipatinga, apesar dos muitos transtornos à população e aos comerciantes do segmento, a Lei Municipal nº 2.277 ainda não foi revogada e estabelece que supermercados não podem abrir depois das 13 horas aos domingos.

Conforme o dirigente sindical, a decisão de dar folga aos comerciários que trabalham nas lojas de rua foi tomada em junho do ano passado, com o aval do empresariado. “Será importante para os nossos funcionários o descanso nesse Carnaval, de maneira que possam voltar com as energias renovadas aos seus postos de trabalho para iniciarem os preparativos para a Páscoa e o Dia das Mães”, diz o presidente do Sindcomércio.

Emmanuel Franco

Facundes lembra que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a terça-feira de Carnaval não é feriado
Compensação

Nos termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação, ficando a critério dos municípios e estados instituir ou não os dias do Carnaval como feriados. “O comércio só não vai abrir normalmente na terça e na quarta-feira de Carnaval porque serão compensadas as horas extras trabalhadas no Natal, momento em que precisávamos funcionar em expediente estendido para garantir o sucesso nas vendas e, consequentemente, a sobrevivência de nossas empresas”, reforça José Maria Facundes.

Shopping do Vale

No domingo de Carnaval, as lojas do Shopping do Vale do Aço abrem de 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona de 11h às 22h. Na segunda-feira, as lojas estarão fechadas e a Praça de Alimentação volta a funcionar de 11h às 22h. Na terça-feira, dia 4, as lojas abrem às 10h e fecham às 22h, mesmo horário de funcionamento da Praça de Alimentação. Já na Quarta-feira de Cinzas as lojas abrem de 12h às 22h, enquanto a Praça de Alimentação começa a funcionar uma hora mais cedo e também fecha às 22h. Em todos os dias o funcionamento do cinema será normal.     
 

Mais noticias do caderno Cidades
26/07/2014
00:00
Conheça as novas regras para se construir em Ipatinga

IPATINGA – Sancionado no mês passado, o Plano Diretor de Ipatinga garante o ordenamento urbano do município para os próximos seis anos.
 
25/07/2014
16:15
Insegurança deixa moradores do Horto e Santa Mônica apavorados

IPATINGA – Moradores dos bairros Horto e Santa Mônica estão apavorados com a onda de criminalidade que vem afetando as duas comunidades recentemente, principalmente à noite.
 
16:07
Expo Usipa desafia pessimismo e reúne empresas de seis estados para fomentar mercado

IPATINGA – Com o slogan “Determinação é criar oportunidade”, a 26ª edição da Expo Usipa foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira (23) com a expectativa de um grande volume de negócios.
 
24/07/2014
17:12
Mudas de pupunha são levadas para zona rural

IPATINGA - Cerca de 110 mil mudas de palmito pupunha, cultivadas desde janeiro no Viveiro Municipal, começaram esta semana a ser transportadas para unidades produtivas localizadas na zona rural de Ipatinga e região.
 
17:02
Fabriciano promove Ação Social do Parque Linear no domingo

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza, neste domingo (27), das 9h às 13h, a Ação Social Integrada.
 
15:27
Ley contesta Poder Executivo em relação a atraso em projeto de licitação do transporte coletivo de Ipatinga

IPATINGA - Após o presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Ley do Trânsito, se manifestar sobre a inconstitucionalidade do Projeto de Lei 074/2014, protocolado na Secretaria Geral do legislativo no dia 17 de junho, através do qual o Poder Executivo solicitava autorização para delegar, mediante licitação, concessão para exploração de serviço público de transporte coletivo de passageiros no município, e a Comissão de Constituição e Justiça também se posicionar pela inconstitucionalidade do texto, a prefeitura de Ipatinga iniciou uma sequência de protocolos de substitutivos e novos projetos de lei para tratar do polêmico tema.
 
14:54
Explode o número de multas no Centro de Ipatinga

IPATINGA – O déficit de estacionamento que afeta as cidades com mais de 200 mil habitantes é um problema presente em todo o país.
 
00:22
Com 130 empresas, 26ª Expo Usipa é aberta em grande estilo

IPATINGA - A 26ª Expo Usipa, uma das maiores feiras de Minas Gerais, foi aberta na noite dessa quarta-feira (23) com a presença de diversas autoridades e representantes de grandes empresas, entre eles o vice-presidente da Cenibra, Naohiro Doi, o gerente geral de Laminação a Frio da Usiminas, Silmar Luís Rabelo – que fez o discurso de abertura – e o presidente da Usipa, César Augusto de Paiva.
 
23/07/2014
22:00
Azul amplia voos entre Ipatinga e Confins com terceira operação diária

DA REDAÇÃO - Os clientes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras em Ipatinga contarão com o terceiro voo diário e direto para Belo Horizonte (Confins) a partir de 11 de agosto.
 
12:08
Povo deve ser ouvido antes da votação do projeto de uso e ocupação do solo

IPATINGA – Os vereadores membros da Comissão de Urbanismo, Transporte e Trânsito entendem que devem ser realizadas audiências públicas setoriais, nos mesmos moldes das que foram feitas antes da votação do Plano Diretor, para ouvir a população sobre o Projeto de Lei 083/2014, que dispõe sobre o parcelamento, a ocupação e o uso do solo urbano do município de Ipatinga.